O segredo da Abóbora!

Semanalmente, por 4 semanas, compre, na feira ou em supermercado, pedaços de abóbora. Não deve ser a abóbora moranga e sim a abóbora grande, que costuma ser usada para fazer doce. Diariamente, tire 100 gramas da casca da abóbora, coloque os pedaços, dessa casca, no liquidificador, junto com água (SÓ ÁGUA!), e bata bem, fazendo uma vitamina de abóbora com água. Tome essa vitamina em jejum, quinze a vinte minutos antes do desjejum (café da manhã). Faça isso durante um mês, toda vez que o seu sangue precisar ser corrigido. Poderá controlar o resultado, fazendo uma análise antes e outra depois do tratamento com a abóbora. De acordo com o médico, não há qualquer contra-indicaçã o, por tratar-se apenas de um vegetal natural e água (não se usa açucar!).

O professor, excelente engenheiro químico, estudou a abóbora para saber qual ou quais ingredientes ativos ela contém e concluiu, pelo menos parcialmente, que nela está presente um solvente do colesterol de baixo peso molecular, o colesterol mais nocivo e perigoso.

Durante a primeira semana, a urina apresenta grande quantidade de colesterol LDL (de baixo peso molecular), o que se traduz em limpeza das artérias, inclusive as cerebrais, incrementando, assim, a memória da pessoa.

Há apenas um inconveniente: o sabor da abóbora crua não é muito agradável! Nada mais. Se for o seu caso, experimente e constatará o resultado.

Porém, há um detalhe importante: nem a abóbora, nem a água poderão ir para a geladeira, porque a refrigeração destrói os ingredientes ativos da vitamina. Esta é a razão de ter que comprar, semanalmente, a abóbora, pois, fora da geladeira, ela se estraga rapidamente.

Referência:
[1] Salvatore de Salvo e Mara Teresa de Salvo, Novos Segredos da Boa Saúde, Editado pela Biblioteca 24×7 [ www.biblioteca24x7. com.br ], São Paulo-SP, novembro 2008..

193 pensamentos sobre “O segredo da Abóbora!

  1. Olá a todos.
    Eu já havia dado o meu testemunho em 224 sobre o bom resultado que tive com a abóbora. Mas em 2015 lá estava eu com o triglicérides alto de novo em 295. Nessa segunda experiência eu resolvi dá atenção a um comentário aqui de alguém que disse que essa história de não poder colocar a abóbora na geladeira era balela porque se não a receita não funcionaria na região sul porque lá faz frio. Então eu resolvi tomar a abóbora, mas dessa vez conservando ela na geladeira. Olha foi incrível, antes eu estava com 80 kilos e um mês depois tomando a abóbora eu já havia perdido… 30 dias da minha vida numa atividade inútil. (Até porque a receita não é pra emagrecer. Foi só pra dar um tom dramático na narrativa Rsss). Tive então que fazer uma nova rodada, agora seguindo a receita direitinho, não colocando a abóbora na geladeira. Ainda me animei mais um pouco e acabei tomando o suco por uns 40 a 45 dias. Resultado: Triglicérides baixou de 295 para 133. Ainda não sei como o pessoal do sul vai fazer pra baixar o triglicérides, mas aqui no Tocantins a abóbora está dando conta do recado.

  2. Obrigada pela contribuição. Sugiro que reduza massas e bolos! Abraço

  3. Prezados. Tomei o suco por 20 dias. Todos os indices reduziram 25 %. Com exceção dos triglicérides que não reduziu nada. Alguém poderia me ajudar.

  4. O problema aqui visto resulta da nossa lingua portuguesa, que apesar de rica, romantica e poetica, nao se comunica bem. O uso da virgula sem controle, pode alterar o texto. A falta de empatia entre comunicador e receptor leva a dubiedades. Mesmo a contragosto, a lingua alema e melhor para a comunicacao, seguida do ingles. Nao sem motivo o alemao teve o maior numero de filosofos, em razao do treinamamento cerebral atraves da linguagem.

  5. Obrigada Alexandre pelo depoimento. A dúvida é natural e já temos muitos depoimentos que comprovam a eficácia do tratamento. Aceitamos todos positivos ou negativos, mesmo que eles criem confusão. São todos bem-vindos. A confirmação, como a sua, só demonstra que vale a pena continuar. Parabéns!

  6. Olá a todos. Eu tinha encontrado a receita da abóbora, mas foi nesse blog que encontrei confiança (mesmo em meio a tanta dúvida. Rsssss) para colocar em prática. Na dúvida, eu decidi fazer o suco com polpa e casca. Usei sempre o mesmo tipo de abóbora, que aqui no Tocantins se chama “JACAREZINHA” e reduzi também a ingestão de doces. Fiz direitinho durante um mês. Além da abóbora, tomei um composto de chá natural, chamado “amargo” três vezes por dia. O resultado me surpreendeu. O triglicerídeos baixou de 565 para 101 (alguns acharam que esse valor alto poderia ser erro de laboratório, mas não fiz contraprova no início do tratamento). A glicemia baixou de 101 para 89. HDL subiu para 43, VLD 20,2 e LDL 142,8. Só o LDL ficou na linha limítrofe, mas como quero baixar ainda mais a glicemia eu continuo tomando o suco.

  7. espero que o seu comentário acrescente para esclarecer dúvidas….

  8. Engraçado essa de não poder ir para a geladeira a abóbora e a água eu não entendi!!!!!! ignifica dizer que o pessoal do Sul não pode tomar que lá não funciona pois as temperaturas deles no inverno são menores que a minha geladeira em Recife!!!!!! Essa de temperatura prejudicar as propriedades organolépticas é uma furada!!!!! A abóbora de lá é igual a daqui só muda o noe que aqui é conhecida como jerimum de doce!!!!!! Tem muita feitiçaria nessa receita…… se funciona mesmo é independente da CNTP !!!!!! (condições normais de temperatura e pressão)!!!!! Imagine!!!!!

  9. Cara Delfina Guimarães o povo é burro e não que entender vc ja falou e refalou que O SUCO É FEITO DA CASCA . Eles que entendão. mais claro que isto impossivel, um abraçao e muito obrigado.

  10. Bom dia, eu estava procurando artigos a respeito da abóbora e diabetes e encontrei muitos sites falando do famoso “suco”. E percebi neste blog que a maior dúvida é referente ao preparo, e na maioria dos artigos diz:”Semanalmente, por 4 semanas, compre, na feira ou em supermecado, pedaços de abóbora. Não deve ser a abóbora moranga e sim a abóbora grande, que costuma ser usada para fazer doce. Diariamente, descasque 100 gramas de abóbora, coloque os pedaços no liquidificador, junto com água (SÓ ÁGUA), e bata bem, fazendo uma vitamina de abóbora com água.”, ou seja, o suco é da polpa da abóbora, a casca é descartada.
    Espero ter ajudado

  11. Querida Delfina,mas uma vez obrigada pela sua paciência,mas queria lhe fazer mas uma pergunta.Pode ser qualquer abóbora ou só aquela da casca rajadinha e opaca?

  12. Flávia, precisa esperar mais tempo; segundo o artigo,, pelo menos 4 semanas. Se a casca da abóbora é verde o líquido ficará verde. Fique tranquila e ofereça o suco ao seu Pai diariamente. Leia alguns posts do amigo Rijo Marfio que fez a experiência. Boa sorte querida!

  13. Querida Delfina me desculpa as duvidas mas gosta de esclarecer,pois meu pai ja esta tomando tem uns 15 dias e até agora não baixou,o suco fica verde mesmo?me perdoe querida mas fico preocupada de estar fazendo errado.

  14. Olá Flávia! Descomplicando: é só a casca que deve ser usada! Um abraço e obrigada por visitar meu site.

  15. Olá gostaria de mas esclarecimentos.Afinal usa se a abobora sem a casca ou a casca da abobora,as pessoas estão complicando mto.

  16. Pode sim Lucy; não pode tomar nada que tenha carambola! (conselho de nutricionista).Obrigada pelo acesso. ❤

  17. eu luzia coelho sou diabetica e tentei tomar o suco da polpa da abobora e minha glicose aumentou muito aí parei e estou tomando a casca da abobora pra ver se dá certo meu email:silvacoelho70@hotmail.com

  18. Olá Flávio,
    A minha postagem, como deve ter percebido, contem a referência ao autor da receita bem como ao livro de onde foi retirada. Tentei colocá-la de forma mais clara para evitar esse tipo de confusão, e, a princípio, como pode reparar, as dúvidas foram sanadas. De qualquer forma, pretendi usar este veículo para ajudar pessoas que quisessem melhorar a sua saúde, e, quem seguiu as regras conseguiu. O desperdício a que faz referência, por aqui não acontece porque a abóbora é usada na culinária brasileira de várias formas e gostos.
    Lamento a confusão criada, mas nem por isso retiro a postagem, porque nem todos tem acesso ao livro e muitos me tem questionado diretamente sobre seus efeitos.
    Obrigada pela sua colaboração!
    Um abraço,
    Delfina

  19. Prezada Delfina Guimarães,

    Permita-me discordar de sua posição. Não está tão claro assim que é a casca que deve ser usada. Fui até o livro original que contém a receita (disponivel em Google Books – Digite o nome do Autor: Salvatore de Salvo). O Nome do livro é: Novos Segredos da Boa Saúde.

    E lá na página 88 do livro está a receita. E ali diz que a casca da abóbora deve ser TIRADA. Conclui-se que a polpa é que deve ser usada. E mais, em outros pontos da mesma página, o texto faz-nos crer que realmente se trata da polpa da abóbora, pois em nenhum momento mais, ele fala em casca..

    Até porque não vejo como ser racional, que durante 30 dias se tire 100 gramas diarias de casca de abóbora. E de-lhe abóbora no lixo.

    Enfim. Mas concordo que o texto pode levar a interpretações dúbias.

    Abraço
    Flavio

  20. Continuo achando incrível que ainda não esteja claro que é a casca que deve ser usada, mas parabens! Não aconselho o mesmo para diabéticos para quem o uso da polpa não seja indicado.

  21. Pessoal, quando entrei no blog e vi o texto resolvi experimentar, uma vez que meus níveis de triglicérides e colesterol estavam bem acima do recomendado. Pois bem, observei que ninguém sabia dizer ao certo qual a parte da abóbora era usada para fazer o tal suco, então fiz com tudo mesmo: casca, polpa e semente. Depois de pouco menos de 20 dias consecutivos tomando o suco, obtive resultados muito satisfatórios:

    TRIGLICÉRIDES:
    De 251 mg/dL para 60 mg/dL

    COLESTEROL:
    De 301 mg/dL para 138 mg/dL

    De quebra, perdi 3 quilinhos! ;D

    Ressalto que juntamente com o tal suco de abóbora tratei de fazer uma caminhadinha de 30 minutos por dia e balanceei um pouco a minha alimentação. Não foi nenhum sofrimento, e confesso que fiquei muito feliz com os resultados!

    Vale a pena!

    Boa sorte pessoal!

  22. Pessoal, conforme prometido aqui vai o resultado dos exames de sangue, após consumir durante 45 dias ininterruptos, a POLPA da abóbora (sem a casca):

    Glicose:

    Em 27/07/2012: 103 mg/dL
    Em 14/09/2012: 102 mg/dL

    Colesterol Total:

    Em 27/07/2012: 228 mg/dL
    Em 14/09/2012: 195 mg/dL

    Colesterol HDL:

    Em 27/07/2012: 39 mg/dL
    Em 14/09/2012: 38 mg/dL

    Trigicerideos:

    Em 27/07/2012: 268 mg/dL
    Em 14/09/2012: 167 mg/dL

    Obs.: A minha dieta continuou a mesma. Não fiz alterações para ver qual o efeito direto e APENAS da abóbora.

    Conclusão: Acho que dei uma melhorada. Vou continuar com o tratamento da abóbora. Em suma, não tem gosto bom ou ruim e mal, não faz.

    Quem sabe daqui algum tempo, posto novamente outros resultados posteriores.

    Até mais.

  23. A receita aqui ou a do livro estão claras mas há que ler. Quanto aos resultados depende muito de quem faz, da situação de saúde em que se encontra e da persistência. Nem sempre um mês é suficiente, mas a abóbora pode ser de qualquer espécie desde que não seja a MORANGA – Já postei as fotos.
    Abraços

  24. Pessoal, não há dúvidas quanto a interpretação da receita. Se lerem a receita original que está no livro, diz claramente para RETIRAR as cascas de abóbora e fazer o suco. É obvio que se RETIRA a casca e se faz com a polpa da abóbora. Enfim, estou na segunda semana do tratamento com a abóbora. Fiz um exame de sangue completo antes de começar. Estou com os niveis de colesterol, triglecerideos e etc um pouco altos. Vamos ver o que acontece depois de 30 dias. Algumas dicas: A abóbora é aquela para doce, a que chamamos pelo menos aqui no sul de “Abóbora de pescoço”. COmo não pode colocar o produto na geladeira, procure comprar o pedaço da abóbora mais compacto, sem a parte das sementes (região do pescoço da abóbora) que ela tem uma maior durabilidade. A parte com sementes apodrece mais rapidamente. Depois que eu conluir o tratamento daqui a 15 dias, voltarei a postar aqui para dizer se adiantou alguma coisa. Meu email pessoal é flaviosolon@yahoo.com.br.

  25. Bom dia, Gloria.
    Na minha opinião não importa se diabetes, tipo 1 ou 2. Continue tomando os remédios que o médico te prescreveu e ajude o metabolismo com o suco de abóbora. Depois de quinze dias faça um exame de dosagem de glicose. Saúde!

  26. Gloria, pelo que sei não tem impedimentos. Pode tomar à vontade. leia o post com atenção e não haverá erro. Boa sorte!

  27. Gostaria de saber se o diabetico tipo 2, pedria tomar o suco de abóbora?

  28. parem com tantas duvidas, se é casca ou miolo ou semente. corte um pedaço de 100 gramas que contenha as 3 partes e bata no liquidificador ate virar um suco, reze uma ave maria e tommmeeee. O resultado é positivo regulariza todos os niveis do sangue, fiz exames de laboratório antes e depois, mas como nada é eterno tem que se cuidar, explicações cientificas à parte, use sempre o bom senso que Deus lhe deu gratuitamente

    Ademir Mencacci

  29. Santa Teresinha do Menino Jesus!
    Quanta confusão de interpretações… Bem se diz “Quem conta um conto, aumenta um ponto”… Gente, a abóbora, ou qualquer legume CRU, é benéfica para a saúde. Não tem a menor importância se é inteira , em sucos ou ralada… Vai fazer bem de qualquer forma. Só que nessa tal “receita” que diminuiu as taxas do tal professor, o texto fala:

    “Semanalmente, por 4 semanas, compre, na feira ou em supermercado, pedaços de abóbora. Não deve ser a abóbora moranga e sim a abóbora grande, que costuma ser usada para fazer doce. Diariamente,
    descasque 100 gramas de abóbora, coloque os pedaços no liquidificador (crú), junto com água (SÓ ÁGUA!), e bata bem, fazendo uma vitamina de abóbora com água.

    Está bem explícito:

    DESCASQUE 100 G DE ABÓBORA … O QUE SIGNIFICA QUE OS PEDAÇOS DE ABÓBORA VÃO PARA O LIQUIDIFICADOR SEM CASCA… Está bem claro isto, minha genteee!!!!! Simplesmente, quem interpretou errado, mudou o contexto. Sem maldade, mas “mudou”.

    De qualquer modo, coma legumes crus, todos os dias , em pequenas porções que só farão bem, para colesterol glicemia ou qualquer mazela… O sistema vai agradecer, com certeza. Saúde , para todos…

  30. qualquer abóbora, menos a moranga, aquela redonda de cor alaranjada, onde se serve o “camarão na moranga”. Um abraço

  31. Por favor, aqui eh Ricardo, descobri recentemente que tenho diabetes, gostaria de começar um trtamento com a abobora, mas não consegui identificar, ainda, qual eh o tipo de abobora. Alguem pode me ajudar???
    ricardocoelho63@hotmail.com
    Grato.

  32. Fiquei sem entender a materia. E a casca da abobora, a abobora sem casca ou vale ela completa?. A abobora crua quando bate no liquidificador fica ainda com pedaços. Por favor, tenho urgencia nessa resposta. Ivone

  33. Caro amigo: Sou Português e fiz a experiência suponho que com resultados que até já apresentei. Quanto a mim, não é apenas a casca, mas a talhada completa, com casca e polpa. Acho que nem interessa o tipo de abóbora.

  34. Aconselho a ler os comentários deste post para encontrar as opiniões mais variadas e que deram certo. Um abraço

  35. Eu faço com abóbora madura…\nunca passou pela minha cabeça usar abóbora verde, mas não posso falar qual é a mais indicada. A madura funciona…

  36. Não É UMA RESPOSTA E SIM UMA PERGUNTA- ESTOU EM DÚVIDA SE A ABOBORA E VERDE OU MADURA? ENTENDI QUE NÃO PODE SER A MORANGA MAS NÃO ENTENDI SE É MADURA OU VERDE. ESTOU FAZENDO COM A ABOBORA MADURA, OBRIGADA

  37. Ola …estou com colesterol alto…mas tenho uma duvida sobre a abobora é verde ou madura…não pode ser moranga, qual então…e deppis que baixar..para de tomar um tempo e volta navamente..obrigada…

  38. Quero deixar aqui meu testemunho pessoal. Durante um mês cumpri fielmente em beber um copo de tamanho grande do suco. Os valores de colesterol total eram antes 215 depois 213. Os valores de Triglicerideos antes 454 depois 261. Vou repetir em breve para ver se chego aos valores normais. Espero ter contribuído para quem tem duvidas.

  39. .NÃO TEM AGROTÓXICO NA CASCA DA ABÓBORA.
    Li nos comentários uma referência a agrotóxicos na casca da abóbora . Tenho a informação de que NÃO é usado agrotóxicos na produção de aboboras pelo fato de ela ser muito resistente a pragas, portanto pode e deve ser consumida com a casca que tem muitos nutrientes. Vi esta informação no livro Alimentação Desintoxicante, de autoria de Conceição Trucom, quimica e pesquisadora de alimentação natural a mais de 30 anos, portanto uma informação confiavel ,pois vem de uma proficional no assunto.
    Ela escreveu vários livros e tem um site com muitas informações maravilhosas sobre alimentaçào e saúde, é o http://www.docelimao.com.br ,
    vale a pena conferir.
    Espero ter contribuido com esta informação.
    Fátima.

  40. De todos esses comentários o mais sensato é o da Bernardete “A casca da abóbora bloqueia os agrotóxicos então, quem não cultiva a própria abóbora seria bom evitá-la.” Elementar. Eu jamais como nada com casca. Os agrotóxicos comem solto nas lavouras sem nenhum controle. Agora pelo amor de Deus. Está claro que é pra fazer com 100 gramas de PEDAÇOS de abóbora sem casca. Para corajosos pode-se incluir a casca. Se não tiver venenos rurais não fará mal algum, antes pelo contrário.

  41. A casca da abóbora bloqueia os agrotóxicos então, quem não cultiva a própria abóbora seria bom evitá-la.

  42. Cara Maria: Já usei o suco de abóbora, não só a casca, mas o conjunto casca+abóbora liquefeita, pela manhã em jejum. Fez feitos positivos em mim, como já demonstrei. Não creio que possa de qualquer forma afectar o pâncreas. No entanto vou dar-lhe uma sugestão para dar cabo do colesterol. Compre sementes de linhaça, em dietéticas, moa em moinho de café, até ficar tipo farelo e guarde no frigo. Tome meia colher de sopa, 2 vezes ao dia, por exemplo de manhã com iogurte ou leite ou sumo e à noite repita com a sopa, por exemplo. Além de actuar como regulador intestinal, é bom para combater o colesterol. Para além de contribuir para o seu emagrecimento, se for caso disso. Eu tomo, com sucesso.

  43. Pessoal,
    muito interessante o que escereveram sobre o suco de abobora.
    Minha irmã tem o colesterol muito alto mas não pode tomar remedio porque não se dá com as estatinas, por isso, esse suco cairia do céu, mas tem um problema ela teve uma pancreatite há 2 anos e embora esteja curada, é bom não abusar. Algumas pessoas que escreveram suas opiniões levantaram a duvida se a abobora faria mal ao pancreas.Como eu poderia averiguar se isso é falso ou verdadeiro.Pelo que sei o que faz mal ao pancreas é bebida alcolica e excesso de acúcar, mas não posso lhe dar esse suco sem um esclarecimento. A abobora teria alcool em sua composição, ou muito açucar ou algum componente tóxico?
    Por favor me ajudem, pois esse suco se baixa mesmo o colesterol seria uma maravilha para ela.
    Muito agradecida

  44. As sementes de abóbora têm propriedades miraculosas para prevenir e combater problemas na próstata, portanto casca+polpa+sementes

  45. UMA DICA MUITO IMPORTANTE: NÃO DESPREZEM AS SEMENTES, DEVEM SER MOIDAS JUNTO COM A POLPA.

  46. QUE SAUDADE DESSA ABÓBORA! MAS, NÃO É, NÃO! NÃO SEI QUAL É O NOME AÍ, MAS É DE ABÓBORA QUE SE USA EM PEDAÇO. NO ENTANTO, COMO É A CASCA QUE DEVE USAR, E O QUE CONTA MAIS SÃO AS FIBRAS, EU ARRISCARIA. SE NÃO ENCONTRAR OUTRA TENTE COM ESSA MESMO. APROVEITE O MIOLA E SE DELICIE COM O DOCE! UM ABRAÇO

  47. Por favor, será que a abóbora é aquela que em Portugal é usada para fazer doce de chila ? …
    Mtº obrigado, FSF

  48. Não conheço amigos, a receita do Fabricius, mas, agradeço a colaboração e peço a quem tentar o favor de nos passar seu “feed-back”. Obrigada!

  49. Pessoal, tomei o suco da casca de abóbora, pois meu triglicerides estava em 578 em 08/10/2011. Não estava muito confiante, mas resolvi tentar algo natural. Meu médico disse que só com dieta não resolveria o problema e eu precisava tomar remédio. Não tomei remédio e durante um mês segui com o suco. Um copo de manhã em jejum, mas também entrei numa dieta de cerca de 1000 calorias por dia eliminando boa parte de carboidratos, frituras, carne vermelha e alcool. Perdi 10 quilos e meu triglicerides hoje, dia 15/11/2011, foi para 158. Estou muito satisfeito com o resultado.

  50. abóbora é rica em nutrientes? A abóbora é um vegetal considerado boa fonte de várias frações de carotenóides, especialmente betacaroteno, que podem ser biologicamente transformados em vitamina A.
    A abóbora, ou jerimum, é a sétima na lista de vegetais mais consumidos no Nordeste e ocupa o quinto lugar em volume de comercialização em Pernambuco. A espécie testada por nutricionistas (C. moschata) apresenta mais de 80% de sua composição de carotenóides da fração beta-caroteno além de alfacaroteno, luteína, licopeno, criptoxantina e cis-betacaroteno, precursoras de provitamina A.
    Tome o suco de abóbora em jejum todos os dias de manhã e sinta a diferença!
    Quer fazer o suco? Aprenda já:
    Descasque a abóbora, pique e cozinhe em panela grande com água até cobrir
    Quando estiver macia, escorra, amasse com um garfo até formar um purê
    Deixe esfriar
    Coloque porções pequenas de abóbora nos saquinhos (cerca de 2 colheres de sopa rasas para cada copo de água) e leve ao congelador
    Quando quiser fazer o suco, molhe o saquinho por fora, retire a polpa e bata com 1 copo de água no liquidificador ou mixer
    Dica: este suco possui poucas calorias (se for adoçado com adoçante de baixa caloria) e é muito bom para a saúde.

  51. BEBE-SE SEM COAR DADO QUE SÃO AS FIBRAS A MAIOR NECESSIDADE NO TRATAMENTO. BEM VINDO!

  52. Gostaria de saber se se coa a pasta que resulta da liquefacção ou se bebe tudo sem coar a pasta .
    Muito obrigado

  53. Amigos,
    Parece que a grande confusão entre “com casca” e “sem casca” se deve ao fato de que muita gente está transcrevendo o texto do livro “Novos Segredos da Boa Saúde, de Salvatore de Salvo e Mara Teresa de Salvo. ERRADAMENTE, de acordo com suas interpretações individuais! Li o livro (está no Google Livros), que diz: “…TIRE A CASCA de 100 gr de abóbora, coloque os pedaços (da abóbora e não da casca) no liquidificador junto com água (SÓ ÁGUA) fazendo uma vitamina de ABÓBORA E ÁGUA…! NÃO É DA CASCA que ele fala, embora acredite que a presença dela (casca) não interfira no resultado. Mas para facilitar a vida, a trituração e a ingestão do suco, é mais viável usar A POLPA. Portanto, a questão toda está na interpretação da frase ” TIRE A CASCA de 100 gr de abóbora, coloque os pedaços no liquidificador junto com água (SÓ ÁGUA) fazendo uma vitamina de ABÓBORA E ÁGUA…! ” Entendi que: retirar a casca de 100gr de abóbora e colocar os pedaços no liquidificador é retirar a casca e jogá-la fora e pegar os pedaços da polpa e colocar no liquidificador, concordam??? Espero ter ajudado!

  54. GOSTARIA DE VER PUBLICADO NO FACEBOOK ESSE ARTIGO MUITO ÚTIL A QUEM PRECISA OU A QUEM QUIZER INDICAR A SEUS PACIENTES QUE GOSTAM DE CURAS NATURAIS

  55. Fiz uso da abobora pequena mas de psecoço que não estraga rápido pélo tamanho, mas isto foi há dosi anos atras. Vou continuar agora pois preciso controlar meu colesterol.

  56. ola amigos, o suco é feito com a polpa juntamente com a casca, as duas se complementam, com ou sem casca os resultados não alteram. abraços

  57. Adriana, é para misturar os pedaços da casca com água e bater. O melhor seria o liquidificador para não perder nenhuma fibra.
    Boa sorte!

  58. Posso colocar a abóbora na centrifuga e extrair seu suco para beber, ou devo tomar a parte fibrosa também? Vou experimentar comigo e tentarei com minha netinha de 6 anos, que está com o colesterol muito alto. Daqui a 1 mês publico o resultado de meus exames, que acabaram de ser feitos. Adriana Canha

  59. Obrigada Vinicius pela sua visita. Espero que obtenha os melhores resultados! Um abraço,
    Delfina

  60. Cara Delfina Guimarães. Bom dia . Fico muito grato por ter encontrado e lido no seu Blog, dentre muitas coisas, sobre o Suco de Abóbora. Vou fazê-lo.
    Para Você Paz e Felicidades.
    Vinicius

  61. Delfina, obrigado. Fico gratísimo pela presteza da sua resposta. Seguirei seu conselho em procurar um nutricionista.
    Desejo muita sorte, felicidades e saúde por ajudar aqueles que buscam um alento. Novamente, obrigado!

  62. Caro Plinio, pelo que pude observar da notícia nada consta referente a problemas com o pâncreas. Conversei com a Vilma Paulino, nutricionista que trabalha comigo, e, segundo ela, o problema pode acontecer se a quantidade de abóbora for bem maior que a recomendada, pelo açúcar que a abóbora contem. No entanto, aconselho a que busque orientação de uma nutricionista da sua confiança. Gostaria de poder ajudar. Meus votos de Saúde!

  63. Boa noite. Tomei conhecimento deste blog agora há pouco, através de um e-mail. Como tenho o problema da insulina,sou diabetico tipo 2, li todas as manifestações. Entre elas notei uma, que diz ¨FAZER MAL AO PÂNCREAS”. A receita de abóbora faz mal ao pâncreas, tomando-se apenas a casca?
    Como tem material desde 2009, pergunto: tem mais notícias sobre os interessados em usar tal tratamento, mais recentemente? Muita saúde!

  64. Obrigada Odair pela proveitosa participação!!!!!!!!!!!!!! Abraços!

  65. olá Ana, sempre bom lermos noticias de interesse para a saúde e que sejam verdadeiros, como são os aqui publicados
    Realmente o suco da abóbora é muito bom. No entanto, por experiência própria, não houve nenhum prejuízo em usar o guardado em geladeira.
    Fiz exame de sangue antes do tratamento e após, sendo que usei o suco da abóbora durante um mês
    Coloco no “juice” pedaços com casca e semente extraindo o suco e guardo na geladeira.
    Diariamente, pela manhã, em jejum tomo um copo do suco.
    Como disse, os resultados do exame foram muito bons.
    Obrigado por nos permitir participar.
    Odair

  66. Olha Ana, o que pode acontecer com o teu filho é acabar gostando de abóbora, se é que já não gosta. O interessante é que recomenda-se usar a casca e você usou a polpa com resultados. Vamos acabar concordando que a abóbora, de uma forma ou de outra faz muito bem.
    Quanto às outras dúvidas, aconselho procurar nutricionista ou nutrólogo para informar-se melhor.
    saúde para o seu filho e família.
    Um abraço

  67. Boa noite, preciso de um esclarecimento urgente.
    O meu filho de 10 anos tem colesterol, as ultimas análises tinha 260, vi a receita da abobara e como nada resultava fiz o batido com a polpa da abobora durante 3 semanas e desceu para 196 ( análise da pica no dedo, na farmácia), mas como vai fazer analises gerais em meados de Abril, gostava de saber se há inconveniente em fazer mais 4 semanas o suco para quando chegar o dia os valores estarem bem.
    Por favor responda é urgente e muito importante.
    Quando os valores baixam, depois voltam a subir quando passar o efeito do suco?
    Obrigada

  68. Sara desde que não seja a moranga, vale qualquer abóbora. Pega a abóbora grande, tipo esverdeada claro e, pronto. A moranga é amarela e redonda.Essa não vale.Mandeii mensagem para o email. Um abraço

  69. ola gostaria que me informassem qual o NOME DA ABOBORA CERTA pa esse suco para baixar meu colesterol e açucar no sangue urgentemente …
    visto que moro nos AÇORES PORTUGAL e ja li em comentarios acima que a abobora tem nome diferente em portugal brasil e africa
    me respondam por favor e se possivel me enviassem uma foto da abobora correcta po meu mail agradecia

  70. Gente, não fossem os resultados obtidos eu nem colocaria o post, mas o Mario já explicou várias vezes. A minha confusão deve-se ao fato de passar muito tempo desde que publiquei o post e esqueço alguns detalhes. Tenho amigos aqui que usaram a abóbora moranga e tiveram resultados. Outros usaram a abóbora pequenina e tiveram resultados. Então, não me preocupei com o detalhe do tipo de abóbora. Sei que a receita foi usada por portugueses, por brasileiros e moçambicanos. E, devo lembrar, que o nome da abóbora não é o mesmo em Portugal, no Brasil e em Moçambique. Então, quem estiver disposto a tentar fique à vontade, pois não se trata de “veneno”. Um abraço

  71. Li, reli e treli o texto, a dúvida é essa:
    Diariamente, tire 100 gramas da CASCA DA ABÓBORA coloque os pedaços, dessa casca, no liquidificador, junto com água (SÓ ÁGUA!), e bata bem, fazendo uma vitamina de ABÓBORA com água.
    No começo diz que é casca da abóbora e no final diz que é abóbora, acredito que essa seja a dúvida de todos.
    Entendi também que Delfina só postou o texto, ela achou o texto interessante e postou… Ela não usou o suco, ela não sabe qual a abóbora, então nós aqui vamos fazer o teste e colocar nossos resultados e se der certo, ótimo…
    Ontem fui a feira e comprei uma abóbora pra começar a fazer o suco, só que estou achando que comprei a abóbora errada, vou voltar e comprar essa alaranjada(que não é moranga) e colocar os resultados aqui.
    Seria interessante que quem já tomou o suco colocasse aqui os resultados.
    Valeu Delfina pelo post.
    Abraços

  72. Parece aquelas brincadeiras infantis de ver os colegas a fazer asneira a não ser que fique mais claro..

    A sugestão não está clara. O suco é 100g de abóbora com casca, sem casca, ou só a casca? e 1 copo de água ?

    obrigado

  73. Boa sorte Luis. Vai dar certo com certeza. Siga as orientações. Um abraço

  74. Comecei hoje este “remédio”. Mal não faz e só terei a lucrar. Fiz análises agora e o colesterol e trigliceridos estão mesmo elevados. Vou fazer um mês e repetir a dose para julho ou agosto e em setembro repito as análises. Vamos ver como será.

  75. Até que enfim que vejo aqui uma pessoa lançada para a frente. A Maria sonia romano gonçalves.
    Como eu disse usa-se a casca e a polpa adstrita. Por acaso já há muito que não faço o tratamento mas irei recomeçar, aproveitando ser Inverno em Portugal e a Abóbora não estragar tanto.
    PORTANTO: NÃO SÓ A CASCA; MAS O SECTOR CASCA+POLPA.
    Felicidades.

  76. Obrigada pelo seu comentário. Tenho certeza de que vai ajudar outros leitores. Um abraço,

  77. usei o suco da abobora por 6 meses, quando inciei, o diabetes estava eleval 275 e depois de 6 meses de uso do suco da abobora voltou para 96 hoje não uso mais medicamento, e ja tem 5 meses que parei com o suco da abobora e a glicose continua nos 96.
    usei da seguinte maneir: abobora madura cabutha, pegava um pedaço do tamanho da palma da mão com casca e poupa, so exclui a semente, bate junto com 1 copo de agua coava e tomava em jejum e apos 1 hora que tomava o café da manha não comia massa comia banana amassada com linhaça a vontade, faça, valeu a pena hoje sou saldavel , além do diabetes o colesterou normalizou a vista melhorou, foi uma melhora surpreendente.

  78. Bom Tarde, gostaria de mais noticias da recuperação do Sr. Mário Oliveira, pois foi de quem mais gostei de ler os comentários a cerca do suco de abobora. obg.

  79. Pingback: Os números de 2010 « Chuvas de Verão

  80. lendo os textos observasse dúvidas se o tal suco deve ser com a casca ou sem a casca…me parece que está claro que não pode a abóbora ser refrigerada…..Seira útil que as pessoas que efetivamente tem resultados que, por favor, os demonstre e também informem o que exatamente tomou, as quantidades e por quanto tempo. O assunto é importante e se forem fornecidos informações corretas todos podem se beneficiar.
    obrigado
    Nilson

  81. Fiz o suco com 100g de casca + 1 copo de agua natural, ficou parecendo uma papinha mais rala então passei no coador e espremi bem a poupa e bebi o suco. É isso mesmo? o sabor não é tão ruim quanto falam. Aguardo resposta. Grata

  82. SR. Mário muito obrigado por ter esclarecido a minha dúvida quanto o modo de preparo do suco de abóbora e também me passou segurança quanto ao resultado.Pois tenho uma filha de 5 anos que temo colesterol alto (hereditario, segundo a pediatra).Vou fazer o uso da abóbora,e depois vou posta os resultados,estou confiante que vai da certo,obrigada.
    França de Abaetetuba Pará.

  83. Caro(a) França: Mais uma vez vou falar da minha experiência sobre o suco de abóbora. É impossível fazer um suco só com cascas de abóbora. Tem que comprar um pedaço de abóbora de tamanho médio, não frigorificada e cortar aos pedaços pequenos, casca + polpa (100 gramas) e bater vigorosamente num liquidificador potente, com 1,5 copos de água fria, por 2 ou 3 minutos, parando de vez em quando, até obter um “horroroso” suco. Depois feche os olhos e beba. Isto em jejum. Faça análises antes e depois do tratamento que deve durar 1 mês, de preferência 2, volte a fazer análises: ao açúcar, ao colesterol e triglicéridos. Se for análise completa melhor. Depois compare os resultados e diga alguma coisa.
    Leia os meus comentários anteriores. No fundo use uma fatia de abóbora, tal qual a de um melão, com casca e polpa.

  84. gostaria que o senhor Mario Oliveira, que teve resultados ótimos após o uso desse suco, me orienta-se comoé feito o suco de abobóra se é da casca ou se é da casca com a abobóra.

  85. alguém mais já teve resultados positivos tomando esse suco por favor se manifeste.

  86. Caro colaborador, O suco feito com a casca da abóbora já teve bons resultados, como pode ver em comentários.

  87. O suco não deve ser feito com a casca da abobora e sim com a dita cuja, mesmo pq, nunca consiguirá fazer suco com a casca. Não sei de onde tiraram isto. Óbvio que não vai aparecer resultado com algum beneficio, a casca não tem nenhum!

  88. por favor de alguém já tiver algum resultados sobre os beneficios deste suco, poste para ficarmos sabendo se fuciona mesmo.Pois a poucos relatos de resultados obtido através do mesmo.

  89. Hei pessoal, eu li o artigo inteiro (Referência:
    Por Dra.Tânia Helena Alvares) e eles se referem o tempo todo, a abóbora e não a casca da abóbora. Está bem claro que o suco é feito com o sumo e não com a casca, inclusive é mencionado o estudo feito com a abobora e o armazenamento, etc. Não se menciona em nenhum momento “suco com a casca da abobora” .

  90. Se guardou respeitando as regras do bom armazenamento, que inclui tirar o ar de dentro da embalagem, não tem problema. Leia o comentário do Pedro. Acho que vai ser útil. Abraço

  91. continuei a ler alguns comentários e as pessoas estão a fazer perguntas sobre se é a casca c/ a polpa.
    Eu fiz só com a polpa e a abobora acho que pode ser uma qualquer,emobora talvezs o que aqui em Portugal chamem porqueira dê mais resultado, o que não compreendo bem o porque?

  92. Olá
    começei hoje com o sumo da aobora porque tenho colesterol hereditário,mas sepois de a cortar coloquei-a no frigorifico.
    No meu caso não preciso de a comprar porque cultivo,mas não percebo dizerem que é preferivel comprarem aos bocadinhos no supermercado quando aí está nas arcas frigorificas .Qual o efeito de a mantermos no frigorifico à medida que todos os dias vamos cortando o tal bocadinho.
    Para manter todas as vitaminas teriamos todos os dias durante os 30 dias cortar uma abobora.A abóbora sem ir ao frigorifico estraga-se durante esse tempo.
    Agradeço que me informem se faz algum mal.
    obrigada

  93. Comecei a tomar o suco sexta-feira , após recebr um email, mas hoje fui pesquisar e verifiquei que é somente a casca , eu estava tomando o suco da abobora. é somente a casca , posso passar a master suco ?

  94. Obrigada Pedro por partilhar os resultados conosco. Espero que continue saudável. Um abraço

  95. olá,
    Fiz a dieta da abóbora por um mês, religiosamente.
    A abóbora NÃO é a moranga! Eu usei a abóbora paulista.
    Descasquei uma por dia. misturei A CASCA com água a temperatura ambiente e bati.
    Só o LDL baixou 30 pontos (era 167, foi para 137). O colesterol total baixou 44 ptos (foi para 199). O triglicérides que foi o mais impressionante. Foi de 192 para 108.
    Tudo em 1 mês.
    É…parece que a gororoba funciona mesmo!!!

  96. olá,
    Fiz a dieta da abóbora por um mês, religiosamente.
    A abóbora NÃO é a moranga! Eu usei a abóbora paulista.
    Descasquei uma por dia. misturei com água a temperatura ambiente e bati.
    Só o LDL baixou 30 pontos (era 167, foi para 137). O colesterol total baixou 44 ptos (foi para 199). O triglicérides que foi o mais impressionante. Foi de 192 para 108.
    Tudo em 1 mês.
    É…parece que a gororoba funciona mesmo!!!

  97. Carlos, pelo que diz a receita, você deve retirar a casca e batê-la no liquidificador com água. Então, use apenas a casca. A polpa use para fazer um delicioso doce. Um abraço,

  98. li a respeito do assunto, e ainda não consegui enteder se devo, usasr as cascas, a polpa, as cascas e a polpa e quanto as sementes, não podem ser utilizadas, também?
    Fico no aguardo de uma resposta,

  99. VILMA GOSTEI DESSA RECEITA NÃO TENHO PROBLEMA DE COLESTEROL MAS SINTO Q TENHO ESSEÇO DE MINERAIS VOU FASER ESSE USO PORQ GOSTO MUITO DE TUDO Q É NATURAL TENHO Q PERDER PESO POIS TO UM POUCO FORTINHA E ACREDITO Q VOU SER BEM SUCEDIDA AGRADEÇO DE CORAÇÃO PELO Q APRENDE ESSE SUK PARA MIM SERÁ UMA DELICIA DE BOM , ASSIM Q COMESAR VOLTO A CONTAR PRA VOCES OBS NA MINHA CIDADE TEM MUITAS ABÓBORAS; ABRAÇO MUITO GRATA ANA

  100. VIMA GOSTEI DESSA RECEITA NÃO TENHO PROBLEMA DE COLESTEROL MAS SINTO Q TENHO ESSEÇO DE MINERAIS VOU FASER ESSE USO PORQ GOSTO MUITO DE TUDO Q É NATURAL TENHO Q PERDER PESO POIS TO UM POUCO FORTINHA E ACREDITO Q VOU SER BEM SUCEDIDA AGRADEÇO DE CORAÇÃO PELO Q APRENDE ESSE SUK PARA MIM SERÁ UMA DELICIA DE BOM , ASSIM Q COMESAR VOLTO A CONTAR PRA VOCES MUITO GRATA VILMA

  101. Estou usando a de pescoço, comprada semanalmente na feira.
    O chato é mantê-la fora da geladeira, pois amadurece ou fermenta ou dá fungos mto rápido… Prefiro comprar as pequenas, que vêm inteiras, e tengo usado elas.
    De qq forma, adoro abóbora!

  102. Você tem razão. Escrevi moranga, lapso, mas o importante é que use abóbora. Mas, se só encontrar a moranga, use-a, pois alguns amigos usaram-na com sucesso. Um abraço

  103. Voce dia que não é a moranga, mas depois diz em uma resposta que é a abóbora mais conhecida como moranga. Afinal. qual abóbora que é ? A grande ou a moranga?

  104. Comecei hoje pela manhã……. ate que não é ruim…..pois tem gente que toma mijo, nhaca…. a abobora é aquela grande, pode-se comprar em pedaços, não é a redonda Ok…….

  105. Lidia, é aquela abóbora amarela, mais conhecida como moranga.
    Qualquer dúvida no lugar onde você for comprar pergunte que eles sabem com certeza. Bjs

  106. Olá.

    Eu estou simplesmente em relação ao tipo de abóbora… que raios de abóbora é essa “da grande usada pra fazer doce”?

    Help-me, please! rsrsrs

    Obrigada.

  107. Olá.

    Li essa “receita” em uma comunidade do orkut e resolvi experimentar, pois quero engravidar, mas acho que gravidez não combina com dislipidemia, hipertensão e remédios…
    Então acho que é muito melhor prevenir do que remediar.

    O que me corrói é a dúvida em relação ao tipo de abóbora.

    Será que alguém pode me ajudar com essa dúvida?

    Obrigada.

  108. obrigado pela dica do suco da casca da abóbora, vou fazer e tomar, se der certo vou publicar, abraços…

  109. Tel,
    Diariamente, tire 100 gramas da casca da abóbora, coloque os pedaços no liquidificador, junto com água (SÓ ÁGUA!), e bata bem, fazendo uma vitamina de abóbora com água..
    Como vê, é a casca que deve ser usada. Espero que dê certo com você. Para alguns amigos que seguiram “à risca”, deu certo. Boa sorte. Nos dê notícias.
    Um abraço

  110. Eu estou com a mesma dúvida de José Carlos:

    “José Carlos

    Gente alguém precisa dar certeza se o suco é da abobora, da casca ou dos dois. Tenho interresse. Sou uma máquina de fabricar colesterol.”

  111. Olá pessoal

    Tenho colesterol e trigliceridios alterados.
    Gostaria de fazer uso da casca de abobora.

    Mas soube que a casca da abobora pode
    danificar seriamente o pancreas. Isso é verdade.

    Alguém poderia me esclarecer esse ponto
    Muito obrigada
    Lena

  112. Delfina e demais interessados, recentemente perguntei se outros poderiam informar os resultados de seus exames, após terem usado a abórbora. Você gentilmente informou que faltam “corajosos”. Informo que meu irmão parou de tomar medicaçao alopática a cerca de 15 dias. Está tomando a abóbora e fará exame em 30 dias.
    Assim que tiver o resultado, vou divulgar para todos.
    Creio que divulgar exames após essa, digamos, dieta com a abóbora, será importante para todos, porisso, novamente conclamo aos senhores e senhoras que na medida do possível, tragam essa informaçao.

    Muito obrigado
    IVAN CLEMENTINO

  113. Por favor, vamos de Delfina, que me soa melhor aos ouvidos.
    Aqui, no Brasil, estão usando Aloe Vera (Babosa) para tudo, até para nascer cabelo.
    Dê uma olhada nesta página para saber mais sobre Aloe Vera.
    Eu tinha família no Xai-Xai.
    Um abraço

  114. Dra Delfina,
    Dei-me ao cuidado de ler diversas perguntas e seus comentário, assim como do Sr. Mario Oliveira e já fiquei esclarecido. A Abobora é com cas e tudo.
    Agora quero confirmar consigo o seguinte. Comprando 1 fatia de abobora de 3 em 3 dias, será que não se dá detreoração da mesma se ficar fora do frigorífico?
    Vi as suas qualificações e por onde passou.
    Moçambique – Xai Xai – onde nasci. Terras de sonho.
    Portanto esclareça-me só o ponto das misturas possíveis com a abobora.
    O Aloé como tem propriedades cicatrizantes e anti-inflamatórias será que ajuda na erritação das vias urinárias e da prostta bem assim como do hemorroidal?
    Tudo isto certamente causado pela existencia que diabetes tipo II que são o meu caso, como já referi na informação inicial.
    Fico grato pelos seus comentários e ensinamentos

  115. Senhor Diamantino,
    na realidade, deve aproveitar apenas a casca para bater no liquidificador. O que sobra aproveite para preparar um doce bem gostoso preparado com adoçante e que vai poder saborear em porções bem pequenas.
    Quanto ao Aloe Vera, o que me consta é que é ótimo. Então, por que não continuar usando?
    Saúde. Um abraço

  116. D.Defina,
    Pelo que entendi sobre a receita do batido de abobora e água.
    Eu tiro a casca rija de 120gr de abobora e corto a polpa em pequenos pedaços para meter no liquidificador com 200ml de água. A casca vai fora, certo?
    Tomo este liquido, em jejum, durante um mês?
    Tenho diabetes tipo II mas não tomo qualquer medicação alopática. Em jujum ao levantar a minha contagem anda nos 140.
    Não tenho visão afectada, nem quaisquer tipo de infecções. O colesterol está acima da maaáxima. Como muito poucos doces. Não uso açucar. Nã bebo refrigerantes com açucar e bebo pouco vinho. Raramente bebo às refeições.
    Acha que este tratamento da abobora vai resultar.
    Costuma adicionar à mistura uma tira 1 gramas de polpa de Aloe Vera. Dê-me o seu conselho.

  117. Ivan, acho que o Mário foi o único corajoso… Mas posso afirmar que faz efeito, sim. Tenho alguns amigos que tiveram ótimos resultados, mas não são capazes de acessar a minha página para deixarem o seu depoimento. Não que eu não peça…
    Obrigada pela sua participação. Um abraço,

  118. Olá, senhores senhoras, por favor, informem os resultados dos exames depois que começaram a tomar o suco de abobora.
    Há apenas uma depoimento do SR.MARIO OLIVEIRA, que já tem alguns meses.
    Há mais alguem que possa compartilhar os seus resultados?
    Agradeço a atençao.

    Ivan

  119. Segundo a nutricionista com quem trabalho, não existe nenhuma evidência científica que aponte para isso. Mal não faz…isso nós sabemos, não é?

  120. Boa Tarde.
    Quero sab suco da abobora realmente reduz a glecemia, uso (10) uni. de insulina dia, preciso reverter essa situação.
    abraços.
    Cleide

  121. Se tanto faz a casca como somente a popa da abobora sem a casca… ou os dois, sugiro fazer o suco na centrífuga. Fica uma delicia! tome este suco de manha, em jejum! e Veja os resultados!

  122. Regina, acredito que vai dar certo do mesmo jeito. O importante é que seja abóbora e que você siga a receita. Boa sorte.

  123. Olá Delfina,

    Como sou um pouco semi-analfabeta com computadores, só hoje consegui encontrar sua resposta, muito obrigada.

    Como aqui no Canadá não tem essa abóbora a qual o Mário Oliveira se refere vou tentar essa receita com uma outra mesmo. Procurarei uma que tenha mais alaranjado, certo? Poderia confirmar, por favor?

    Muito obrigada,
    Regina

  124. Diariamente, tire 100 gramas da casca da abóbora, coloque os pedaços no liquidificador, junto com água (SÓ ÁGUA!), e bata bem, fazendo uma vitamina de abóbora com água.
    Experimente que não é tão ruim. tem remédios que são bem menos saborosos e a gente toma. Imagine que é remédio se for tão difícil de engolir. Mas não tenha dúvida. É realmente só a casca.

  125. Ninguém conseguiu esclarecer se é para fazer o suco (1) apenas com a casca da abóbora (argh), ou (2) com a abóbora mais a casca, ou, ainda, (3) com abóbora sem a casca. Dona Delfina Guimarães, queira responder qual a opção certa (1, 2 ou 3).

  126. Ficou claro desta vez? Acho que a dúvida vem na hora de experimentar beber, mas continuem tentando porque os resultados aparecerão. Obrigada Ricardo. Volte sempre.

  127. Não sei porque tantas dúvidas em relação ao preparo do suco, pois o texto do autor da receita é claro: Diariamente tire 100 gramas da casca da abóbora e leve ao liquidificador com água e tome durante 4 semanas em jejum”

    Portanto ele não fala em tirar “a abobora” e sim em “casca da abóbora” que deve ser misturada com agua e levada ao liquidificador.

    Talvez por usar abóbora + casca + água, o pessoal não esteja obtendo os resultados almejados ou pífios.

    É A CASCA DA ABÓBORA – E das grandes, com pescoço.

  128. Pelo que frisei bem, eu compro uma talhada de abóbora com casca , corto aos boadinhos toda a talhada , casca incluída, e bato no liquifificador até obetr uma mistura mais ou menos uniforme. Abóbora com sua casca!

  129. Olá Ademir, dá uma olhada nos comentários do Mário Oliveira. Você vai ver como vale a pena e como se faz.
    Grande abraço

  130. li a matéria e achei interessante mas pelo texto não fica claro se é utilizada a casca ou a polpa da abóbora ?

  131. Sr. Mário o parabenizo pelos ótimos resultados obtidos. Daqui a pouco vou estar adepta desse suco também, rsrsrsrsrrs. Quanto a redução de peso sugiro que olhe com mais cuidado a glicemia(esses valores que o sr refere é de glicemia de jejum ou pós – prandial)? . De qualquer forma os resultados são ótimos.

  132. Bom dia mario assim que eu realizar novos exames(previsto para começo mês de novembro) informarei os resultados .

  133. Caros amigos: Finalmente na semana passada e após regresso do Brasil, mostrei à minha médica o resultado das análises que venho referindo. Pois ela me deu parabéns (ou parabenizou?), mas eu não falei do suco de abóbora+casca. Ela convenceu-se que era só “da boca” ,mas não! Não fiz qualquer dieta. Agora interrompi, fui ao Brasil, bebi caipirinhas (com adoçante), feijoadas, mariscos, peixadas, moquecas, brahmas estupidamente geladas, queijos, tapiocas, enfim aquelas coisas boas do Brasil, frutas e mais frutas. Agora vou entrar no meu ritmo Português de comida, não abusar, zero de açucar, comer Becel para colesterol (iogurte e margarina), evitar gorduras e comer só queijo magro. Fora isso, sem problema. E VOU RETOMAR O SUCO MATINAL DE ABÓBORA COM CASCA. Penso que qualquer abóbora serve, excepto a pequena, por exemplo a abóbora-manteiga. Mas recomendo a amarelinha grande, em forma de garrafa. Especialmente para Fernando, gostaria de saber a evolução das suas análises. Aconselho a evitar aqueles alimentos ricos em ácido úrico, inclusivé marisco…
    E agora o último segredo: EU ATÉ EMAGRECI!!! Cerca de 2-3 quilos em 2 meses (meço 1,73 m. e peso 75 quilos)! Seria da abóbora? Regressei do Brasil mantendo esse peso. O que é difícil, acreditem.

  134. olá Mario obrigado pela resposta estou tomando o suco de abóbora matinal,vou tomar durante 01 mês e realizarei novos exames:Colesterol;Triglicéridos e acidos uricos pois todos estão altos.estou fazendo o suco com a casca , polpa e agua pois o gosto é razoavel.

  135. Caro Fernando: Não sou médico, mas tenho ouvido falar de relações da abóbora com aparelho urinário, nomeadamente próstata. É possível que ela se relacione com ac. úrico. Aconselho-o a experimentar o “suco” de abóbora matinal. Mal não fará…Um abraço

  136. ola gostaria de saber se a vitamina da abobora tambem reduz o acido urico pois o meu está 9,5.

  137. De facto eu não usei apenas casca de abóbora. Utilizei um gomo completo, com abóbora, casca e tudo (menos as pevides). Qual abóbora é boa desde que seja amarelinha (betacaroteno) e das grandes. Uso a da época. Como tem que ser fresca vou ao mercado (feira) de 3 em 3 dias e compro cerca de 300-350 gramas, que dá para 3 dias. Se comprar mais quantidade, como não pode ser frigorificada, ela acaba por estragar. Pelo menos aqui em Portugal, agora que é Verão. Penso que a chamada Abóbora-menina será óptima. Actualmente uso uma em que o eixo vertical é muito menor que o diâmetro, sendo portanto abaulada.

  138. Olá Regina,
    obrigada pela sua visita. Olha o Mário Oliveira fez o tratamento com uma abóbora que tem em Portugal e deu certo para ele. Lê os comentários dele neste post e acompanhe o procedimento que ele seguiu. Acredito que o importante é usar a casca de abóbora grande. Boa sorte e uma ótima semana para você tambem.
    Um abraço, Delfina

  139. Prezada Delfina,

    Moro fora do Brasil e não consigo encontrar aquela abóbora Brasileira da qual voce comenta.

    Como tenho o colesterol muito alto e não consigo abaixá-lo, por ser genético, e também naõ posso tomar nenhuma medicação, pois tenho reação a todas, gostaria de saber se essa receita funcionaria com outros tipos de abóbora.

    Estaria muito contente se pudesse responder à minha pergunta o mais rápido possível.

    Tenha uma boa semana,
    Regina Nadolsky

  140. Oi Mário,
    Existe sim por aqui. Veja este site:

    http://www.mangostao.pt/introducao.html

    Vou tentar encontrar uma forma de conseguir a fruta modificada (talvez seca) e se conseguir terei o maior prazer em enviar para você. Acredito que ainda ninguém manufaturou a fruta para que possa ser exportada de outra forma, mas vou procurar.

    Sobre ao nível de glicemia que o seu exame apresentou é bom conversar com a sua médica sobre diabetes. Se quiser falo com a Vilma para ela passar alguma orientação.

    Um abraço,
    Delfina

  141. Cara Delfina, muito obrigado pelo incentivo.
    Medi em jejum, como mandam as normas Foi em Laboratório credenciado e não em kit de farmácia…), mas a glicemia tem que descer ainda. Contudo a hemoglobina glicada está dentro dos parâmetros, o que alegrou muito minha médica! A minha luta agora é, sem deixar a abóbora, fazer subir o HDL. Vou iniciar-me no Omega 3, como disse. Tento tudo para melhorar naturalmente e evitar cair numa cadeira de rodas! Ouviu-se falar aqui em Portugal, num fruto chamado Mangustão, que me dizem ser maravilha, mas aqui não temos, ao contrário do Brasil. Vocês conhecem?

  142. PARABÉNSSSSSSSSS!!!!!!!!
    Agora só umas perguntinhas… Por acaso você mediu essa glicemia em jejum? Outra coisa, o seu HDL precisa subir e não descer. Mas parabéns mesmo. Você merece todo o meu respeito.

  143. Como prometido, aqui vão os resultados da evolução dos meus valores do sangue, com análise laboratorial, após a toma do “horroroso” suco matinal de 100 gr., de abóbora + casca + água, no liquidificador. Intervalo de análises: 4 meses, antes e depois:
    Glicose: 142-131; Hemoglobina glicada: 6.5-5.6; Ácido úrico: 7.8-5.9; Colesterol total: 218-181; Colesterol HDL: 36-36; Triglicéridos: 311-198.
    Tenho agora é que baixar mais um pouco o HDL e os Triglicéridos, para além do açúcar glicose.
    Tento fazer dieta e algum exercício: em 6 meses emagreci 5 quilos (sem fome).
    Só utilizo azeite de oliva e agora vou “entrar no Omega 3”.
    Elucidados? Responderei a todas as vossas questões. Um abraço.

  144. Gente alguém precisa dar certeza se o suco é da abobora, da casca ou dos dois. Tenho interresse. Sou uma máquina de fabricar colesterol.

  145. Bem pessoal parece que estão todos sobrevivendo à experiência….rsrsrsrsrs.
    Sr. Francisco concordo com o sr. Mário em relação a esse ganho de peso. Ou o sr Está adoçando seu suco com açúcar??
    de qualquer forma, estou ansiosa pelos resultado!
    até breve.

    Nelma. A dúvida sua é a minha e de muita gente, realmente é uma situação a ser esclarecida. Mas ainda acredito que seja da abóbora e não da casca, na minha opinião!!!
    um abraço

  146. Respondendo ao Francisco: O que aconteceu foi que você engordou 1 quilo! Mas decerteza não foi por causa do suco, pois eu provo que estou emagrecendo. O seu problema deve ser outro. Ou faz retenção de líquidos e não sei porquê ou então você pode não ter cuidado com a boca. O suco de abóbora não deve ser o ser milagroso e só pelo facto de ser tomado ele será a panaceia para todos os males. Não sei se é o caso! Mas faça um flashback a si mesmo, ao seu comportamento e tente encontrar se tem erro seu. A abóbora tem pouquíssimas calorias. E nós usamos o suco para tentar eliminar colesterol, açúcar, etc. Como já disse estou tomando há 2 meses a fio e por acaso hoje até fui fazer análise clínica ao sangue. Na próxima 6.ª feira darei notícias e espero que sejam positivas!

  147. Vilma, por favor, responde para o Francisco. Para mim não tem nada a ver uma coisa com a outra. A não ser que esteja havendo retenção de líquido… Só faltava, não Francisco?

  148. Cara Nelma: Vi seu post e, como disse no post anterior, ando bebendo batido de abóbora + casca + água. Prec isam,ente amanhã vou fazer análises ao sangue. Depois deixarei feed-back. Prometo!

  149. Olá´!
    Sou Terapeuta e acredito que a receita do suco de abóbora,dá resultado sim,na questão do colesterol.
    Se o suco da abobora limpa os intestinos,é lógico que purifica o sangue.Desta forma,o fígado terá um trabalho otimizado.O que a receita do suco de abobora,não esclarece,é a forma de preparo.Se sòmente 100grs.da casca ou casca com a polpa da abóbora.
    Aguardo resposta.

  150. Caro Claudio: Sobrevi e continuo sobrevivendo… Contudo não tomo apenas só o suco de casca, pois penso ser impossível. Faço um batido com cerca de 100gr. de casca+abóbora+1 copo de água, e tomo todos os dias em jejum. Na próxima semana vou fazer análises. Estou ansioso. Depois farei o relato. Um abraço.

  151. Como vai o sr. Mário?

    Sobreviveu à experiência c/ as cascas de abóbora???

    Abraço.

  152. Como vai o sr. Mário?

    Sobrevivel à experiência c/ as cascas de abóbora???

    Abraço.

  153. Sr. Mário, espero que o sr chegue ao resultado esperado, até porque estou curiosa! Não que não acredite. Acredito sim, e muito! Como nutricionista sei do poder curativo e preventivo dos alimentos. Mas prefiro receitas mais tradicionais.
    Boa sorte

  154. Eu acho que a Vilma está certa! Eu continuo e agora descobri que estou quasi lá. Uso aquela abóbora comprida e verde amarelinha e quási consigo liquidificar a mistura abóbora+ casca. Acho que meus intestinos estão funcionando até demais um pouco. Depois faremos um estudo comparativo. Se bem que eu não seja Biólogo dedico-me mais à agricultura de fim-de-semana. De facto a minha formação é em Geologia (rochas, solos, etc.)…

  155. Mário, ela até colocou alguma coisa em 2 comentários deste post. É a Vilma. Dá uma olhada. Conversando com ela, ela não
    gostou da receita, como fala no primeiro comentário, mas a abóbora em questão é grande e comprida.
    Eu continuo fazendo com a abobrinha maior. E vou aguardar os resultados. rs
    Abraço

  156. Amiga Delfina. Estou à espera (estou cobrando, eh, eh,) o parecer da sua amiga nutricionista. Começou o Verão em Portugal e veio acompanhado de enorme calor: no final de semana passado entre 35 e 40º, à sombra…

  157. Minha gente, também tenho algumas dúvidas em relação o modo de preparo e pesquisando sobre o assunto encontrei o livro dos autores da tal teoria intitulado ” Novos segredos da boa Saúde”, à venda pela internet. Sei apenas que a abóbora é aquela comprida e grande de casca rajada de amarela e verde, quanto ao resto, acho que só adquirindo o livro…
    Ahhhhhhhhhhh, acho que o “suco” é da parte comestível e não da casca!

  158. Muito obrigado e mande sempre notícias! Às vezes também ajudo outras pessoas…com o pouco que sei.
    Gosto muito do seu País, que visito todos os anos, mas ainda não “saí” do Nordeste, que me encanta. Por exemplo este ano, em Setembro irei a Maceió, que deve ser uma terra linda, sossegada e anti-stress, que é aquilo que me interessa.
    Espero então pelo parecer da sua amiga nutricionista, mas quando quiser, “bata à porta”!

  159. É um prazer ter com quem discutir o que coloco no blogue. A nutricionista já vai dar uma resposta para vc. Obrigada e volte sempre. Um abraço

  160. Cara Delfina:
    Obrigado pela sua paciência, mas realmente a receita original não refere à Abobrinha que eu sei o que é, mas sim às Abóboras grandes que servem para fazer doce (“Menina”), que têm casca demasiado rija. Penso que o espírito da receita se refere à Abóbora e não à casca.

  161. Acredito que sim…Mais tarde perguntarei para a nutricionista que trabalha comigo e pedirei para ela uma opinião. Me parece que o problema é o tipo de abóbora. Eu usei uma abóbora que aqui se serve refogada, a tradicional “abobrinha”. A casca desta é fácil de desfazer no liquidificador.

  162. Usei sim o liquificador. O problema deve ser da dureza da casca da abóbora. Eu a poderei amolecer previamente em água mais ou menos morna?

  163. Você usou o liquidificador? Eu fiz e desfez. Para mim o problema ainda é o sabor…

  164. Fiz a experiência, mas o que obtive foi uma água cheia de grumos sólidos que dão muito mau jeito a engolir. O sabor até que é tolerável. Mas há algo que não deve estar certo.

  165. Mário,
    Segundo a receita acima usa-se a casca na proporção desejada e bate-se no liquidificador. O liquidificador é perfeito para a casca da abóbora.
    Espero que se você experimentar consiga resultado. Dê uma olhada no endereço que está junto no post.
    Obrigada pela visita.

  166. Tenho uma dúvida: O que se usa de facto? A casca da abóbora ou esta sem casca? No caso de ser a casca qual a proporção água/casca? Posso ou devo utilizar liquidificador ou varinha mágica (dureza da casca)?

  167. Opinião de nutricionista sobre esse tipo de receita caseira não agrada muito….vamos por parte:
    1 – gostaria de saber qual o componenete nutricional milagroso da abóbora crus. Seria o betacoroteno, a fibra..
    2 – abóbora realmente é rica em fibras e se for a casca como entendi ser, é muito mais. Não seria essa a causa do efeito milagroso?!
    3 – porque eu teria que comer abóbora crua com água(se fosse pelo menos um chá, ainda vá lá), enquanto eu posso tratar a hipercolesterolemia com alimentos gostosos e nutritivos.
    4 Se você tem colesterol alto antes de sair por ai comendo abóbora crua procure um profissional para lhe recomendar o que realmente vale a pena comer e o que vc não deve comer!!
    boa sorte…

  168. ACHEI UMA ÓTIMA SUGESTÃO…UM VERDADEIRO SERVIÇO DE UTILIDADE PÚBLICA.
    AMANHÃ, COMPRAREI UM PEDAÇO DE ABÓBORA E SEGUIREI AS RECOMENDAÇÕES DO TEXTO.

Deixe um comentário