Assumindo

engracado121Para aqueles que frequentemente atribuem a Deus as suas desventuras eu recortei este pensamento:
“Atribuir a Deus a culpa e o resultado de nossas escolhas infelizes é tão desonesto quanto atribuir ao diabo o motivo de nossas maldades”– do Padre Fábio de Melo.
Às vezes parece que nada dá certo na nossa vida e, então, precisamos culpar alguém por isso. Existem pessoas que são verdadeiros algozes de si mesmas e vivem curvadas sob o peso dos seus “erros”. Por outro lado, tem as que não assumem nada do que lhes acontece. Acreditam que alguém é o articulista das suas “tragédias”, mas não conseguem enxergar a própria colaboração para as mesmas. A auto-consciencia não é apanágio de alguns, claramente, precisa tornar-se o objetivo de todos. Sem isso ficaremos tentando “morder o próprio rabo” na busca de culpados, caminho reto para a insanidade emocional. Para que a vida nos seja providencial há que fazer a nossa parte e para isso cada um precisa olhar dentro de si mesmo buscando seu eu real. Não nos iludamos com falsas conjecturas. O que é nosso nos encontra de uma forma ou de outra, não importando as voltas que demos para fugir-lhe. Então, cabeça para a frente, olhos na auto-confiança, sentidos despertos e acima de tudo bem acompanhados de nós mesmos.
No dia em que a nossa companhia for a melhor companhia que enxergarmos, a vida começará a sorrir para nós. Estar com outro alguém por opção e não por não gostar de estar consigo. É a questão que se coloca para quem espera encontrar o melhor amigo fora de si.

3 pensamentos sobre “Assumindo

  1. Existem algumas verdades que são dolorosas de ouvir, mas necessárias de serem ditas! Apesar de concordar inteiramente com o padre Fábio de Melo, acredito que vai mais além… somos seres únicos, nascemos e morreremos sozinhos, mas buscamos insesantemente as companhias: seja do parceiro, da familia, dos amigos, e acabamos por perceber que todos são peças fundamentais para o nosso crescimento humano(e isso faz parte..), mas é conosco mesmo que ‘ “encontramos” a felicidade, visto que ela está dentro de nós. Não acredito em “vc me faz Feliz”, acredito em “estou mais feliz por estar com vc”

  2. Oi Delfs,

    Estou de acordo… eu sou do tipo que me culpa de tudo que me acontece, seja bom o ruim… mas o pior é carregar a culpa dos erros…

    Um dia eu ouvi a frase:

    “Não faça planos para a vida, pois os seus planos podem atrapalhar os planos que a vida tem para vc!”

    Não eh um comodismo de acreditar que tudo está definido, um “deixa a vida me levar”, eu tenho os meus planos e sonhos… eles são a minha meta…

    mas ao encarar essa frase… eu não a vejo como uma especie de: Vou sentar aqui e esperar o que cair do ceu.

    Eu encaro mesmo na hora de avaliar o que eu vivi… ou tipo… averiguar de quem eh a culpa das coisas que me acontece… as vezes aquilo mtoooo bom que não deu certo…. foi exatamente por isso… pq não era o melhor pra mim nakele momento…

    Eu sou um otimista insuportavel… dakelas ‘polianas’ ridiculas… que acha que tudo tende a ir pro melhor caminho… como bom liberal tb que sou hehehe…

    Logo… eu não acho mais que toda dor que vem… seja uma obra de diabo… ou de deus… ou algo qeu deva ser potencializado… deve ser entendido… pq ela é sim um basta que a vida tah dando em coisas erradas que eu estou cometendo… e preciso me atentar… são sinais e recados que a vida nos dah para voltarmos aos trilhos…

    As vezes pessoas que amamos caem doentes… e não entendemos o pq merecemos isso… mas nos não temos mto tempo aqui… e precisamos ficar com quem amamos… e se tah tudo bem… normalmente mal conversamos com nossos familiares… amigos… essa eh a forma que a vida encontra pra nos aproximar… se não for pelo amor, será pela dor… nessa ordem…

    E mtas pessoas não compreendem isso… e tornam esse trilho que a vida nos coloca em algo insuportavel… e tenta a todo momento sair dele… e a vida vai sempre dar um esbarrão para ficarmos nos trilhos… eh o seu caminho… não por pre-destinação… mas a sua vida é um resultado tb das escolhas das outras pessoas… nessa matriz… o seu trilho eh obrigatoriamente esse… e são felizes akeles que sabem tornar o seu ambiente… por pior que seja, no melhor lugar do mundo…. vide “A vida eh bela”…

    e realmente é!

Deixe um comentário

