O que acontece na China?

China
Fabricante chinesa do Iphone aumenta salários em 20% para evitar suicídios
Económico (pt)
30/05/10 14:36

“Numa lógica de ‘controlo de danos’, a empresa chinesa Foxconn anunciou na sexta-feira um aumento salarial de 20% após a vaga de suicídios na sua subsidiária de Shenzhen, sul da China.

Onze trabalhadores puseram fim à vida este ano, pela alegada pressão e falta de condições de trabalho na empresa, e só esta semana houve mais duas tentativas frustadas.

O caso fez primeiras páginas dos jornais esta semana e arrastou o nome de muitas multinacionais ocidentais – como a Apple, a Hewlett-Packard, a Dell, Nokia e Sony – que ali fabricam uma boa parte dos seus produtos electrónicos. A Foxconn, unidade da empresa Hon Hai Precision Industry de Taiwan, emprega mais de 420 mil pessoas em Shenzhen, com salários base de 107 euros por mês.

Os gigantes tecnológicos Nokia e Sony, em comunicado, expressaram ontem preocupação pela cultura corporativa da Foxconn e não excluíram reavaliar a produção dos seus ‘gadgets’ naquela região.

O ‘chairman’ da Hon Hai, Terry Grou, fez um pedido de desculpas público pelas mortes durante uma visita à fábrica esta semana, mas ao mesmo tempo defendeu os métodos de trabalho na empresa e disse que alguns suicídios tinham razões pessoais. Ainda assim, a empresa de Taiwan está, segundo alguns relatórios, a preparar indemnizações de 11.850 euros às famílias das vítimas.

O plano de aumentos da Hon Hai deve subir os custos laborais trimestrais da empresa em cerca de 68 milhões de euros, reduzindo os resultados operacionais em cerca de 10-12%, segundo o Citi. “Hon Hai já aumentou os salários em 50% no passado e tudo correu bem”, disse o analista Vincent Chen, citado pela Reuters.”

Eu gostei dos “motivos pessoais” para alguns suicídios…Quais seriam os outros motivos? Económicos, talvez? Densidade demográfica, pode ser? Tentativa frustrada de encontrar novas formas de prazer? Sei lá.
O interessante é que a China está enriquecendo e o povo, povo mesmo, se matando.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s