Câncer de Próstata

LEANDRO RABELAIS

O médico urologista petropolitano Michael Antunes de Cerqueira retornou dos Estados Unidos, precisamente de um estágio na Universidade do Colorado, localizada na cidade de Denver, com uma tecnologia revolucionária na bagagem; a crioablação de 3ª geração. A técnica é usada para a erradicação do câncer de próstata e câncer renal, utilizando-se de técnicas que não agridem o paciente e com alta porcentagem de cura. O mais interessante é que Petrópolis será única cidade na América Latina a oferecer o tratamento, graças a uma parceria do urologista com a universidade americana.
Vencedor do 1º Prêmio de Pioneirismo, Educação e Pesquisa Urológica, promovido no final de 2008 pela Handle Cook, Cerqueira estagiou na equipe coordenada pelo também urologista Fernando Kim, reconhecido mundialmente pelo seu trabalho e de onde nasceu a idéia de trazer o procedimento de ponta para o município.
Cerqueira é formado pela UniGranrio, com passagem profissional pela Faculdade de Medicina de Petrópolis (FMP) como médico cirúrgico. Também realizou cursos de urologia no Hospital Naval Marcilío Dias e pós-graduação em laparoscopia e transplante renal no Hospital Albert Einstein, em São Paulo. Participou ainda de um curso de especialização em Milão, na Itália.
Michael Cerqueira concedeu uma entrevista ao Diário de Petrópolis e explicou sobre o tratamento que já é considerado no exterior o futuro do tratamento de Próstata.
(leia a reportagem completa)
Você poderia explicar como funciona a nova técnica de combate ao câncer de próstata?

Dr Michael Cerqueira: Essa é uma técnica revolucionária e irá mudar o procedimento no tratamento do câncer de próstata e do câncer renal. A crioablação de 3º geração utiliza-se do procedimento de congelamento do tumor. São utilizadas agulhas finas, ao contrário das anteriores, que tem cerca de três milímetros. Estas agulhas são utilizadas especificamente para a inserção direta no tumor. Fazendo uso de um kit de inserção, podem ser incorporadas, removidas ou reposicionadas em poucos segundos, causando um mínimo de trauma. As agulhas são precisas na produção de bolas de gelo com o objetivo de criar uma região de temperaturas letais uniformes. A intervenção dura, em média, cerca de uma hora, com excelente taxa de cura, que fica compreendida entre 94% em pacientes de baixo risco. A pessoa submetida à intervenção vai para casa no mesmo dia e pode começar a se movimentar poucos dias depois da cirurgia.

7 pensamentos sobre “Câncer de Próstata

  1. Observei que os links que antes faziam parte desta reportagem foram retirados, por isso peço que desconsiderem esta postagem, já que não temos como confirmar a origem das informações.
    Obrigada,
    Delfina

  2. por gentileza dê uma olhada ao seu comentário de 04/08/2010 e veja se tem alguma coisa errada, certo? Ameaça? por quê? algo não está claro, além do que a matéria não me parece ferir ninguem, no entanto, espero que verifique o seu comentário anterior para que eu possa tirar a postagem. Muito obrigada,
    Delfina

  3. Ademir Farncisco Lemos nunca postou nada sôbre dr: michael e tambem nunca tratou com ele qualquer tipo de doença de prostata então peço ao responsável que corrija esta pagina para o seu própio bem

  4. Hospital Alcides Carneiro

    Rua Vigario Correa, 1345
    Correas
    25720-320 Petropolis

    Tlf: (24) 2221-3289

  5. Como faço para entrar em contato com o médico ou sua equipe para me submeter ao tratamento do câncer de próstata com crioablação de 3º geração.

    É urgente, por favor me ajudem

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s