Depressão

Não estás deprimido, estás distraído.
Por isso acreditas que perdeste algo, o que é impossível, porque tudo te foi dado. Não fizeste um só cabelo de tua cabeça, portanto não és dono de coisa alguma.Além disso, a vida não te tira coisas: te liberta de coisas… alivia-te para que possas voar mais alto, para que alcances a plenitude.
Do útero ao túmulo, vivemos numa escola; por isso, o que chamas de problemas são apenas lições. Não perdeste coisa alguma: aquele que morre apenas está adiantado em relação a nós, porque todos vamos na mesma direção. E não esqueças, que o melhor dele, o amor, continua vivo em teu coração.
Não existe a morte… Apenas a mudança.
E do outro lado te esperam pessoas maravilhosas: Gandhi, o Arcanjo Miguel, Whitman, Santo Agostinho, Madre Teresa, teu avô e minha mãe, que acreditava que a pobreza está mais próxima do amor, porque o dinheiro nos distrai com coisas demais, e nos machuca, porque nos torna desconfiados.
Faz apenas o que amas e serás feliz. Aquele que faz o que ama, está benditamente condenado ao sucesso, que chegará quando for a hora, porque o que deve ser será, e chegará de forma natural.
Não faças coisa alguma por obrigação ou por compromisso, apenas por amor. Então terás plenitude, e nessa plenitude tudo é possível sem esforço, porque és movido pela força natural da vida, a mesma que me ergueu quando caiu o avião que levava minha mulher e minha filha; a mesma que me manteve vivo quando os médicos me deram três ou quatro meses de vida.
Deus te tornou responsável por um ser humano, que és tu. Deves trazer felicidade e liberdade para ti mesmo. E só então poderás compartilhar a vida verdadeira com todos os outros. E se estás com câncer ou AIDS, podem acontecer duas coisas, e ambas são positivas: se a doença ganha, te liberta do corpo que é cheio de processos (tenho fome, tenho frio, tenho sono, tenho vontades, tenho razão, tenho dúvidas)… Se tu vences, serás mais humilde, mais agradecido… portanto, facilmente feliz, livre do enorme peso da culpa, da responsabilidade e da vaidade, disposto a viver cada instante profundamente, como deve ser.
Lembra-te : “Amarás ao próximo como a ti mesmo”. Reconcilia-te contigo, coloca-te frente ao espelho e pensa que esta criatura que vês, é uma obra de Deus, e decide neste exato momento ser feliz, porque a felicidade é uma aquisição. O bem é maioria, mas não se percebe porque é silencioso. Uma bomba faz mais barulho que uma caricia, porém, para cada bomba que destrói há milhões de carícias que alimentam a vida. Vale a pena, não é mesmo?
Aliás, a felicidade não é um direito, mas um dever; porque se não fores feliz, estarás levando amargura para todos os teus vizinhos.
Um único homem que não possuiu talento e valor para viver, mandou matar seis milhões de judeus, seus irmãos.
Existem tantas coisas para experimentar, e a nossa passagem pela terra é tão curta, que sofrer é uma perda de tempo. Podemos experimentar a neve no inverno e as flores na primavera, o chocolate de Perusa, a baguette francesa, os tacos mexicanos, o vinho chileno, os mares e os rios, o futebol dos brasileiros, As Mil e Uma Noites, a Divina Comédia, Quixote, Pedro Páramo, os boleros de Manzanero e as poesias de Whitman; a música de Mahler, Mozart, Chopin, Beethoven; as pinturas de Caravaggio, Rembrandt, Velázquez, Picasso e Tamayo, entre tantas maravilhas.
Não estás deprimido, estás desocupado.
Ajuda a criança que precisa de ti, ajuda os velhos e os jovens te ajudarão quando for tua vez. Aliás, o serviço prestado é uma forma segura de ser feliz, como é gostar da natureza e cuidar dela para aqueles que virão. Dá sem medida, e receberás sem medida. Ama até que te tornes o ser amado; mais ainda converte-te no próprio Amor. E não te deixes enganar por alguns homicidas e suicidas.
Se Deus possuisse uma geladeira, teria a tua foto grudada nela. Se ele possuisse uma carteira, tua foto estaria nela. Ele te envia flores a cada primavera. Ele te envia um amanhecer a cada manhã. Cada vez que desejas falar, Ele te escuta. Ele poderia viver em qualquer ponto do Universo, mas escolheu o teu coração. Encara, amigo, Ele está louco por ti!
Facundo Cabral
Este cantor e compositor é autor de várias músicas que conhecemos na voz de cantores famosos. A sensibilidade das suas letras continuam comovendo o mundo.

4 pensamentos sobre “Depressão

  1. Marcelo, tenho certeza de que você está fazendo a sua parte ao conviver com tantas intempéries. Mas não está sozinho e como diriam os antigos “Deus dá a cruz conforme as costas”. A tua luta é de todos os que te cercam: tua família e os teus amigos. Eu estou contigo. Bençãos de Deus para ti. Um abraço

  2. Se escrevi que Deus somos todos nós, não poderia dizer o contrario agora. Sim… Ele esta em mim, porque também estou nele, mesmo que deste jeitão… desapercebido!
    Diante de tanta dúvida e dor, te afirmo que aceito esta vida e a amo inevitavelmente! Rezo apenas para que possa sair dela de cabeça erguida e feliz em encontrar os que já foram… mãe, pai, amigos…
    Que a sensação seja a de ter feito o melhor… sempre!
    Até!

  3. Finalmente você deixa um recado…Muito obrigada. O bom de ser amigo é que não precisamos pensar igual, não tentamos convencer o outro de que pensa errado, só porque pensa diferente, e, consideramos o que o outro pensa.
    Mesmo quando você nãovê Deus em nada, eu O vejo em todas as coisas, eu O vejo em ti que me permite ser o que sou, me aceitando e me apoiando sempre.
    Respeito sempre a tua opinião. Obrigada por seres meu amigo. Um abraço

  4. Oláaaaaaaaa
    Não me surpreendeste, querida amiga. Já te conheço o pensamento… E estou completamente de acordo com o que dizes, com a pequena “nuance” de que eu não vou por raciocínios metafísicos ou coisas de fé… Mas aceito opiniões diferentes, que têm o mesmo direito de se manifestarem.
    Amiga, vale a pena ser optimista…, fortalece o Sistema Imunitário através das endorfinas que desencadeia… E eu sei que tu és optimista e acreditas …, tens fé… Não me refiro à fé em Deus, que esse nunca vi nem sei onde está. Também não vejo sinais dele no mundo. Mas refiro-me à fé na vida, nos homens, e sobretudo no Homem!
    Como é que um ser humano traz liberdade e felicidade para si?
    Eu respondo: É percebendo que a liberdade, tal como a felicidade está nele próprio. Deve, portanto acreditar que não precisa de procurar estas coisas nos outros. Sabes, minha amiga, que há evidências e técnicas para desenvolver estes sentido em nós mesmos… E de facto, vive-se muito melhor…, sem as angústias que o viver às vezes nos traz!
    Fico por aqui agora. Outro dia comentarei mais.
    Um grande “Xi-coração”

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s