Devaneios

O que significa estar sozinho?
Tem gente que alardeia que nunca se sentiu sozinho. Mas o que é isso – sentir-se sozinho?
Em princípio seria não ter ninguém por perto, mas já o poeta dizia sentir-se “…só no meio da multidão”. Então, tem que ser bem mais que isso. Estar com alguém não consolida a idéia de estar acompanhado. Parece-me que o estar sozinho ou acompanhado vem de uma sensação interna resultante da relação que temos conosco. Como anda o meu encontro comigo? Tenho conversado o suficiente comigo? Ao conversar comigo me coloco na situação de alegria ou descontentamento. Aquilo com que deparo ao me encarar me agrada ou não? Certamente que deve existir um nível apurado de consciência, o que não é fácil, para que eu adquira essa convivência rotineiramente com coragem de ser o que sou e de mudar o que preciso mudar para sentir-me prazerosamente olhando para dentro de mim.
Quando isso não acontece o sentir-se sozinho é muito mais não ter ninguém por perto. Daí tantas pessoas sentirem-se sozinhas. A verdadeira solidão não é vista por quem olha, mas, por quem sente. Ela acarreta um não conseguir olhar a nossa companhia. Ela nos obriga a manter o olhar fixo no horizonte, bem longe da nossa companhia. Ela olha as pessoas em grupos e não vê as que caminham sem ninguém. Tudo é solidão para quem precisa manter o olhar distante de si.
O segredo para não sentir-se sozinho é fazer esse exercício, diariamente, de travar conhecimento consigo. Olhando-se, com determinação, coragem, benevolência, caridade, amor, aos poucos criando o hábito de ser companheiro do seu EU. Acredito que é a primeira relação verdadeira que o indivíduo estabelece nesta vida.
Depois disso é só aproveitar quando estamos no meio de família, amigos, porque já não estaremos ávidos de atenção e de amor. Esses sentimentos nós já garantimos em nós, com a confiança de que somos mais do que aparentamos. Somos essa relação sadia com o nosso verdadeiro EU.

Deixe um comentário

