Provérbio Árabe

“A simplicidade é um tesouro infinito.
Se não podes ter o que queres,contenta-te com o que tens.”

Na realidade, contentar-se com o que se tem é para os que conhecem o que têm de verdade. Quando alguém fala que não tem nada, está mostrando toda a sua ignorância das suas posses. Se não vejamos: em primeiro lugar temos um corpo- pode não ser do jeito que você gosta, e aí o que você faz para melhorá-lo? Temos um canto para dormir – mas não é do jeito que você gostaria que fosse. Poderia ser pior? Então agradeça. Poderia ser melhor? Então, trabalhe na sua melhoria. Temos um prato de comida para alimentarmo-nos – mas não é o que você gostaria de comer? Experimente não comer, guarde-o e permaneça algumas horas sem comer. Garanto que quando a “fome” chegar o que não agradava vai virar um manjar. Por fim, temos uma vida.Temos uma vida e nem sempre prestamos atenção nela. Tem até aqueles que a maldizem na primeira dificuldade. Tem os que ameaçam matar-se porque a vida não tem sentido. Sabem por que a vida não tem sentido? Porque passamos mais tempo olhando para fora do que para dentro. Não existe vida sem sentido, o que existe é olhar errado para longe do sentido. Onde procurar o sentido da vida? Dentro de cada um de nós. Só que para isso há que ter consciência de ser humano, de ser dotado de consciência de ser.
Como diz Eckhart Tolle, em “Um Novo Mundo” – O despertar de uma nova consciência – “… Motivados pela cobiça, ignorantes da nossa interdependência do conjunto como um todo, persistimos num comportamento que, se continuar indiscriminadamente, resultará na nossa própria destruição…”.
Por que preciso de um BMW se não tenho condições de possuí-lo e posso viver sem ele? Por que a minha casa precisa ter 5 quartos, 3 salas, piscina, sauna, 4 garagens, etc, etc, (sou modesta) se eu só uso um ou dois quartos, uma garagem, não uso a piscina 9 meses ao por ano, não tenho paciência para fazer sauna, etc.,? Mas eu serei aquilo que quero parecer ser e não aquilo que a minha consciência me avisa que sou.
Tenho e gosto de usufruir – pois aproveite e agradeça o privilégio. Seja feliz de verdade.

Deixe um comentário

