Divórcio

Hoje é feriado aqui em Marília. Dia da padroeira, eu acho. A minha dúvida vem do fato de São Bento tambem ser padroeiro de Marília. Então, hoje dia da Imaculada Conceição, deve ser outro feriado da cidade.
E, aproveitando o descanso para ler meu correio que se aglomera na caixa postal, encontro umas fotos sobre o tema divórcio. São bolos de festa comemorativos.
Mas a pergunta é por que alguem faria um bolo para comemorar um divórcio? E a resposta rápida vem assim: pelo mesmo motivo que comemora o casamento.
Pois é. Antigamente, muito antigamente, quando subiamos ao altar íamos convictos de que para toda a vida. Assim, as vésperas do casamento era uma aflição. Será que estou fazendo a coisa certa? Será que devo mesmo? Não seria melhor esperar um pouco mais (depois de anos a fio de namoro)?
Enfim, apesar da insegurança lá rumávamos ao altar com o coração cheio de esperança e promessas.
As coisas mudaram. Hoje o mais comum é as mulheres casarem para não serem diferentes das amigas, e,”… se não der certo, a gente separa”. Quanto aos homens, casar para quê? Lá em casa as coisas estão boas, comida, roupa lavada e nada de cobrança.
Claro que ainda há os que querem constituir família através do casamento e, normalmente, estes estão ligados a alguma igreja.
Mas os divórcios só não suplantam os casamentos porque isso é impossível. Se antes se corria para casa da mãe ao primeiro problema, hoje corre-se para o advogado.
Por outro lado, casamentos há que duram para sempre mas onde existe o compromisso com o papel falta o compromisso com a felicidade, com a confiança, com o respeito.
Com conhecimento de causa, devo dizer que o divórcio não só dissolve o casamento como, na maioria das vezes, dissolve a crença no compromisso. Como viver uma relação se falta compromisso?

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s