A verdade sobre Pio XII e o Holocausto

IconePioXIIREUTERS

CIDADE DO VATICANO – Os arquivos secretos do Vaticano sobre o papa Pio XII devem ser abertos dentro de cinco anos e vão livrá-lo das acusações de ter feito vista grossa ao Holocausto, disse o chefe dos arquivos nesta quinta-feira. – Ele foi um grande papa e, como se sabe, é atacado por seu suposto silêncio sobre a Shoá – disse o monsenhor Sergio Pagano, usando a palavra hebraica para o Holocausto. – Mas na verdade ele fez muitas coisas por judeus e por prisioneiros na 2ª Guerra Mundial – ressaltou.
Enquanto de um lado uns negam o holocausto, do outro lado ainda tem gente querendo isentar-se de culpas. Concordo que as acusações contra Pio XII devem ser esclarecidas. Na realidade acho até que demorou-se muito para investigar-se o que aconteceu de fato.
Ficamos, portanto, aguardando que Pio XII seja inocentado. É uma mancha que incomoda a todos os cristãos, católicos ou não.

Anúncios

2 pensamentos sobre “A verdade sobre Pio XII e o Holocausto

  1. Assunto inesgotável esse, não? A Igreja Católica cometeu vários lapsos ao longo da história, para não falar de erros crassos mesmo. Era, ou é, o poder. A força do poder em mãos gananciosas não tem limites e não importa quais os caminhos nem as ferramentas. O importante é ser poderoso. Aí acontecem holocaustos, inquisições, proibições, etc.
    Obrigada pela sua visita. Feliz Natal

  2. o papa atual foi da Hitlerjugend…. e venera o papa de Hitler… Pio XII…

    ah….
    Pio XII tem passado negro….
    quando era cardeal Pacelli… ele intruiu o partido católico de Centro (Zentrum) a votar a favor de 1 lei de exceção em 1933 que dava imensos poderes a Hitler… em troca… o III Reich assinou concordata com o vaticano. Pacelli participou da assinatura da concordata.
    Pacelli e o Vaticano não tomaram nenhuma atitude contra os prelados alemaes e austriacos que apoiavam Hitler. Nem se importaram com a presença de capelães na SS e Wehrmacht.
    Pio XII nao condenou o padre Jozef Tiso, ditador eslovaco (pró-nazista).Tiso massacrou judeusmciganos e opositores.
    Tampouco condenou o regime Ustasha (Croácia) liderado por Ante Pavelic. o regime era nazi-catolico e exterminou opositores, ortodoxos servios, ciganos e judeus… a crueldade Ustasha escandalizava até mesmo os nazistas! Padres participavam pessoalmente das atrocidades… promoviam conversoes forçadas,torturas e assassinatos.
    Pio XII foi alertado … mas se omitiu criminosamente.
    Depois da guerra… varios nazis e ustashas(Mengele,Eichmann,Pavelic etc.) fugiram da Europa com ajuda do Vaticano,CIA e Cruz Vermelha (Ratlines). Os prelados Hudal*,Draganovic**,Montini***,Tisserant,Caggiano e Siri estavam envolvidos com as Ratlines.

    *austriaco, membro do NSDAP
    **croata e antigo oficial de Pavelic.
    ***ele se tornou o papa Paulo VI

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s