Sobre pessoas

cavalgadura01Orson Welles, cineasta americano, disse certa vez:” Muitas pessoas são bastante educadas para não falar de boca cheia, porém, não se preocupam em fazê-lo com a cabeça oca”.
Podemos imaginar que ele se referia às palavras menos abonadoras que recebia de alguns críticos considerados a “elite” na época. Quem gosta de cinema sabe que Orson Welles continua sendo referência para o cinema que dedicava a sua atenção evidenciando as tendências mais lúgubres, malignas e intolerantes do ser humano.
Em 1938, realizou uma emissão radiofônica inspirada em A Guerra dos Mundos de H. G. Wells, o pânico alastrou-se entre os ouvintes, convencidos de que estava ocorrendo um ataque extraterrestre.
Com o seu primeiro filme, Cidadão Kane (1941), Welles criou uma das obras-primas da história do cinema. O filme narra o caminho implacável para o sucesso de um empresário da comunicação, personagem baseada provavelmente na figura de William R. Hearst, cujo protagonista foi o próprio Welles.
Indiscutível grande cineasta, no entanto os estúdios para os quais trabalhou, obrigavam-no a cortar grande quantidade de material de filmagem o que acabou levando Welles ao colapso financeiro.
Ou seja, ninguém queria arriscar a ser prejudicado pela política castradora da época.
Hoje estamos acostumados a escutar pessoas falando “..tudo de nada em matéria de coisa alguma” como dizia a minha professora Beatriz Trazzi. Assiste-se, na mídia, uma mesa redonda na esperança de esclarecer algumas dúvidas políticas e, ao final, aumentam-se as dúvidas. Quem tem alguma coisa para dizer é calado sistematicamente ou perde-se o contato. As revistas que tentam esclarecer vivem colecionando processos. Enfim, as portas estão abertas para a verborragia e fechadas para a informação eficaz.
Acho que é hora de usar um ditado para contrapor a colocação de Welles: “Para palavras loucas orelhas moucas”.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s