Linhaça

redeHoje, enquanto saboreava um pão de queijo bem quentinho, reparei em um livro pequeno – A importância da linhaça na saúde, de Conceição Trucom, que acabei adquirindo. Chamou a minha atenção porque ultimamente se fala muito de linhaça, e seus benefícios para a saúde. Resolvi , então, passar para vocês algumas das receitas que a autora inseriu no livrinho.
Antes, porem, seguem algumas indicações da linhaça: prisão de ventre, problemas digestivos, problemas de pele, diabetes, concentração mental, problemas respiratórios e urinários, câncer, problemas cardiovasculares, TPM, climatério, sistema imunológico,etc.

(Uma sugestão para quem não pode ingerir sementes – caso de quem tem divertículos – é ralar as sementes no processador ou liquidificador)
Para quem acha que a quantidade exagerada resolve mais rápido o problema fica a dica: ” consumo máximo diário: adultos -> 1 colher de sopa ; crianças -> 1 colher de sobremesa”
Se resolver mandar manipular na farmácia, a dose recomendada é 500mg, cápsula, por dia.
E agora a primeira receita:
Suco de luz do sol, desintoxicante:
Ingredientes: 1 pepino pequeno; 1 maça; 1 xicara de hortelã; 1 cenoura;1/4 de xicara de semnte de linhaça germinadas(1); suco de 1/2 limão.
Preparo: coloque o pepino e a maça no liquidificador.Acrescente as sementes germinadas, a hortelã, o suco de limão e a cenoura, variando as hortaliças. Coe e sirva imediatamente.
(1) – para germinar as sementes de linhaça, ou outras quaisquer, coloque de uma a três colheres de sopa de sementes num vidro e cubra com água, de preferência, mineral; cubra o vidro com um pedaço de filó e prenda com elástico. Deixe de molho por uma noite (8hrs);Despeje a água e enxágue sob a torneira, sem tirar o filó.
Coloque o vidro inclinado com a boca para baixo, em lugar sombreado e fresco. Enxágue pela manhã e à noite – nos dias quentes é preciso lavar mais vezes.
As sementes demoram 16 horas para germinar.

SAÚDE!!!!!!

Anúncios

4 pensamentos sobre “Linhaça

  1. Obrigada pelo seu retorno Mário. A linhaça já faz parte da minha alimentação. Eu gosto de colocá-la no suco ou uso como farofa…. é uma delícia. O meu intestino só funcionava na base de laxante… faz mais de 2 anos que só uso linhaça.
    bjs

  2. Querida Delfina: Penso que ainda não tinha dito nada sobre linhaça. Há cerca de 6 meses que tomo linhaça, moendo as sementes num moinho de café. Depois tomo de manhã misturado com iogurte “Activia Zero” e com cereais integrais sem açúcar e à noite misturado com a sopa.
    Foi remédio milagroso, pois como tenho divertículos tenho que acelerar o transito intestinal. Estava a sofrer com prisão de ventre e agora é uma maravilha. Recomendo vivamente. Uso a do tipo dourado. Estou ansioso por ver os seus efeitos no colesterol e no açúcar do sangue. Em Setembro farei análises e informar-vos-ei dos resultados. Um abraço
    (escrito em Português antes do AO)

  3. Já experimentei essa da linhaça. Mas o produto final fica com um ar tão pegasoso, que, por preconceito me custa beber. Mesmo misturado. Haverá maneira de disfarçar a coisa, para os olhos não verem…e o coração não sentir?

  4. Olá Mário,
    Eu uso a linhaça ralada. Não sou dada a misturá-la em sucos (dá coceira na garganta) ou leite (que não tomo).
    Espalho por cima do prato de comida e ela fica crocante. Não altera o sabor do alimento. Em biscoito uso misturada com a farinha. Uso em tortas salgadas preparadas no liquidificador. Depois de preparar todos os ingredientes de qualquer torta adiciono uma colher de sobremesa sem bater.
    Experimente deste jeito. Faz efeito e não incomoda. Pelo menos para mim.
    Um abraço

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s